Blog

No blog da Made Informática você encontra promoções, lançamentos e novidades sobre tecnologia para seu equipamento fixo e mobile.

10 recursos incríveis do Whatsapp que você precisa conhecer

10 recursos incríveis do Whatsapp que você precisa conhecer


27/03/2017

Há poucos anos atrás o WhatsApp nem existia, e agora, diante da importância que ele ocupa em nossas vidas, fica até difícil imaginar como era a vida antes dele. O famoso aplicativo de comunicação e interação social facilita muito a vida das pessoas, encurtando distâncias e democratizando as possibilidades de manter contato com quem quer que seja.

 

Quem não é muito atento a tecnologias talvez ainda não tenha percebido, mas o WhatsApp possui recursos bem interessantes que otimizam o processo de comunicação e ainda organizam a disposição de todas as conversas armazenadas nele.

 

Listamos 10 funcionalidades que certamente servirão para melhorar ainda mais a sua vida no dia a dia de uso do aplicativo. Confira só!

 

 

1 – Identifique quem mandou a mensagem através do toque

 

Todo mundo que já ficou horas esperando alguém responder uma mensagem sabe como é frustrante ouvir uma notificação e aí, na hora de conferir, não é de quem se esperava.

Pois bem, existe dentro do aplicativo a possibilidade de personalizar o toque da notificação de uma pessoa específica e acabar com qualquer frustração.

Como faz: Para definir o toque personalizado no WhatsApp, basta entrar na conversa de um determinado contato, pressionar o dedo sobre o nome dele, em seguida ir em notificações e selecionar o som que preferir.

 

 

 

2 – Favorite suas mensagens e encontre-as facilmente

 

Sim, o WhatsApp permite sinalizar as mensagens com estrelas para que possam ser acessadas com facilidade a qualquer momento.

Como faz: É simples, basta tocar no trecho que deseja favoritar e mantê-lo pressionado por alguns segundos. Em seguida, aperte o botão de estrela que aparece. Aí, quando você quiser encontrar essa parte da conversa, basta seguir este caminho:

No iPhone: Vá em Ajustes e depois em Mensagens Marcadas.

No Android: Vá ao menu do aplicativo e toque em Starred Messages.

 

 

 

3 – Encontre conversas a partir de palavras-chave

 

A partir do campo de busca do WhatsApp é possível encontrar algum trecho de conversa antiga que acabou se perdendo com o tempo.

Como faz: você precisa fazer sua pesquisa a partir de um termo presente na tal conversa, uma frase, um número de telefone etc. Funciona na mesma lógica do “ctrl + f” dos navegadores. O campo de busca das conversas está visível no topo da lista de conversas.

 

 

 

4 – Desabilite a confirmação de leitura

 

Se você sempre quis abrir as conversas do seu aplicativo sem a pressão de ter que respondê-las naquele momento, então saiba que isso é possível.

Como faz: basta desativar o recurso Recibos de Leitura, que seus contatos não mais saberão quando você leu as mensagens. A questão toda é que você também não saberá quando seus contatos leram suas mensagens enviadas. Vale lembrar que esse recurso só funciona nas mensagens individuais, continua não valendo para os grupos. Vá a Ajustes, depois em Conta, em seguida em Privacidade, aí chega-se em Recibos de Leitura.

 

 

 

5 – Use negrito, itálico ou risque palavras

 

Esse recurso é bem bacana, pois com ele é possível formatar o texto e então destacar trechos nos quais você considera importante. Como são três recursos de destaque, é possível pensar em mensagens com três níveis de destaque a partir da importância ou de qualquer outra divisão que possa facilitar o entendimento. É fácil fazer:

Negrito: basta colocar o trecho entre asteriscos (*);

Itálico: basta colocar o trecho entre subtraços, os underlines (_);

Risco: Basta colocar o trecho entre acentos til (~).

 

 

 

6 – Use o mensageiro para transferir arquivos do celular para o PC, sem cabos

 

Todas as vezes que você precisar enviar algum arquivo do celular para o computador, é possível usar o WhatsApp para isso, mesmo se não tiver um cabo por perto para conectar o dispositivo. Basta enviar o arquivo para algum contato e abrir o aplicativo na versão web. Aí, para finalizar, é só baixar o conteúdo e salvá-lo no computador.

 

 

 

7 – Chame atenção de um amigo no grupo com o recurso da citação

 

Esse recurso é recente e nem todas as pessoas estão sabendo de sua possibilidade. Tal usabilidade pode ser bem útil naqueles grupos cheios de pessoas que sempre falam o tempo todo e por conta disso uma mensagem do seu interesse acaba se perdendo com facilidade no meio das outras. Então, se for dizer algo que considera importante para uma pessoa específica, basta marcar o nome dela colocando um “@” na frente do nome, marcando-a semelhantemente como se faz no Facebook e Instagram.

 

 

 

8 – Marque como não lida a mensagem e pare de ignorar amigos involuntariamente

 

É bom comum a gente ler uma mensagem rapidamente num momento inoportuno e por conta disso só responder horas depois. E isso acaba passando a impressão de que estamos ignorando a mensagem de algum amigo. Não é necessário passar por isso mais, a função Não lida pode resolver esse problema.

Como faz: Vá até a tela de conversas do WhatsApp, arraste a conversa que você deseja ler depois, da esquerda para a direita. Aí basta marcar a opção Marcar Como Não Lida e pronto.

 

 

 

9 – Economize internet 3G/4G

 

É possível que uma das razões pelas quais seu pacote de internet esteja acabando rápido demais seja uma configuração do WhatsaApp possível de ser modificada. Sendo assim, basta resolver isso.

Como faz: Vá a Ajustes, em seguida vá até Uso de Dados e Armazenamentos. Selecione os tipos de arquivos que serão baixados apenas quando você estiver conectado ao Wi-Fi. Outra opção possível para diminuir o número de dados é fazer uma ligação pelo aplicativo.

 

 

 

10 – Descubra com quem você mais fala no WhatsApp

 

O WhatsApp possui um recurso que informa dois dados importantes de uma só vez: quais conversas consomem mais espaço no celular e quais os amigos conversam com você com mais frequência. Descobrir é simples!


Como faz: Vá a Ajustes, depois siga para Uso de dados e Armazenamento, em seguida Uso de Armazenamento. Aí as mensagens serão listadas em ordem decrescente a partir da quantidade de conversa armazenada.

 

 

O WhatsApp já faz parte da sua vida e isso é bom pois sua utilidade traz muita praticidade. Aproveite todos esses recursos e acompanhe a Made Informática aqui no blog que sempre iremos trazer novidades sobre tecnologia para você. 

x