Blog

No blog da Made Informática você encontra promoções, lançamentos e novidades sobre tecnologia para seu equipamento fixo e mobile.

7 cuidados com seu computador durante o verão

7 cuidados com seu computador durante o verão


19/01/2017

 

O verão é a estação mais quente do ano. Até aí nenhuma novidade. No entanto, parece que a cada temporada, ele vem ainda mais aquecido. Tomar bastante líquido, manter uma alimentação leve e saudável, usar filtro solar; esses são só alguns dos cuidados que todos já sabemos que devemos tomar nesses meses de muito calor. Mas não é só a gente não, nossos computadores também sofrem com as altas temperaturas. Por isso, listamos aqui alguns cuidados que você precisa ter com sua máquina durante o verão e assim estender o tempo de vida útil dela por muitas estações. 

 


1 – A localização do CPU 


Um dos primeiros cuidados a ser tomado é em relação a localização do CPU. É muito importante que as entradas e saídas de ar fiquem desobstruídas, afastadas de superfícies como paredes ou outros móveis, caso contrário qualquer impedimento de circulação do ar fará com que a temperatura do gabinete interno aumente. É importante também que os cabos localizados na parte interna do CPU fiquem presos e organizados. O alto volume de cabos soltos dentro desse espaço pode impedir a plena circulação de ar. 

 


2 – Cuidado com o COOLER


Você possui o hábito de verificar como anda o funcionamento do COOLER do processador do seu computador? Se não, então agora é a hora de colocar essa prática na sua rotina de cuidados com sua máquina, sobretudo durante o verão. Para quem não sabe, o COOLER é aquele “ventiladorzinho” que fica localizado dentro do CPU. É importante mantê-lo sempre limpo, já que a função dele é aperfeiçoar a circulação de ar e evitar o superaquecimento da parte interna da máquina. Se ele estiver muito sujo, além de comprometer o funcionamento, isso ainda pode acabar causando algum dano futuro. Além do ventilador, existe o dissipador de calor que também faz parte do cooler e precisa ser limpo para que o ar passe mais facilmente por ele e assim resfrie melhor o processador.

 

 

3 – Desligue seu computador (inclusive para economizar)


Esta dica vale como cuidado no calor, mas também serve para economizar energia. Evite deixar seu computador ligado quando ele não estiver sendo usado. Já de imediato, essa prática poderá evitar o superaquecimento da máquina. Depois de passar horas com o PC ligado (e durante todo esse período o processador deve esquentar bastante), manter ele desligado por algum tempo fará com que o CPU esfrie, evitando inclusive que a máquina queime por conta do excesso de calor. 

 

 

4 – Limpeza é importante


Com o passar do tempo, é normal o acúmulo de poeira dentro do CPU. O que não é normal é pensar que toda essa sujeira não vai prejudicar sua máquina. Como já dito, quando as peças da parte de dentro do gabinete estão sujas, isso acaba comprometendo a circulação de ar. 

CLIQUE AQUI e acesse um tutorial com dicas para você limpar seu computador da maneira correta e assim não correr nenhum risco.

 


5 – Cuidado com as chuvas de verão


Verão é época de calor, mas também daquelas chuvas que vêm e vão de repente. As chuvas dessa época do ano costumam vir acompanhadas de trovões, raios e descargas elétricas. Portanto, se for passar muitas horas fora de casa, o ideal é retirar o computador da tomada. Dessa forma, você evita o estrago do seu equipamento provocado por cargas elétricas ou quedas bruscas de energia causadas por temporais chuvosos. 

 


6 – Pasta térmica


A Pasta Térmica é um item extremamente importante para o computador. Geralmente ela está localizada entre o dissipador de calor do cooler e o processador, e sua principal função é justamente a de aumentar a aderência entre esses dois componentes, para que com isso a refrigeração aconteça de modo mais eficiente. O Baixaki escreveu um artigo falando sobre como aplicar uma pasta térmica em um processador da maneira mais eficiente possível, LEIA AQUI. Vale lembrar que: evite deixar a sua placa térmica ao alcance de crianças e animais, pois ela é altamente tóxica e não pode ser ingerida. 

 


7 – Ajuste de tensão


O ajuste de tensão é um procedimento mais avançado e complexo de ser feito, por isso mesmo deve ser executado apenas por quem realmente entende do que está fazendo. Quando feito corretamente, essa configuração faz com que o consumo de energia da máquina diminua e consequentemente ela vai gerar menos calor e exigir bem menos das vantoinhas. 


Um fator complicador sobre o ajuste de tensão é que a indústria dos fabricantes de hardware não obedece a um padrão de nomenclatura. Por isso, cada placa acaba tendo suas próprias opções de configuração e convém buscar muita informação antes de alterar esses valores, já que uma configuração errada pode causar instabilidade. 

 

 


EXTRA: importante falar que nos notebooks temos que ter os mesmos cuidados, mas diferentemente dos desktops, requer um auxilio técnico para que não cause nenhum dano ao equipamento. E por se tratar de um sistema de refrigeração mais compacto, ele suja em menos tempo e as saídas de ar ficam obstruídas podendo causar problemas mais graves.

 

 

Agora, se você quiser uma ajuda para realizar o Ajuste de Tensão ou sobre outras dicas para cuidar do seu computador durante o calor, entre em contato conosco aqui da Made Informática. Podemos bater um papo sobre tecnologia e te ajudar a ficar por dentro das novidades relacionadas ao seu equipamento. Vamos conversar?

 

x