Blog

No blog da Made Informática você encontra promoções, lançamentos e novidades sobre tecnologia para seu equipamento fixo e mobile.

8 dicas para deixar a sua internet mais rápida a partir de agora

8 dicas para deixar a sua internet mais rápida a partir de agora


19/04/2017

Se você pretende descobrir como deixar a sua internet mais rápida, então continue lendo este texto.

 

Em um mundo cada vez mais conectado, em que as pessoas passam cada vez mais tempo on-line, é essencial que a navegação seja rápida e constante.

 

A internet faz parte do dia a dia não só para oferecer diversão, mas também ferramentas que auxiliam no trabalho, a praticidade de pagar uma conta ou efetuar uma compra sem precisar sair de casa.

 

Você já parou para pensar que ao longo do tempo parece que a internet aí no seu computador foi ficando cada vez mais lenda?

 

Pois é, isso não é só uma mera impressão, pode acontecer de verdade!

 

 

Mas por que isso acontece?

 

Nem sempre a culpa é da operadora, existem inúmeros “fatores invisíveis” que ao invés de contribuir para deixar a sua internet mais rápida, faz justamente o contrário.

 

1 – Uma estrutura de fiação antiga ou mal instalada;

2 – Roteadores próximos de ambientes úmidos;

3 – Redes elétricas sem filtros de rede fazem com que a presença de eletrodomésticos interfira na velocidade da internet;

4 – Antivírus pesados;

5 – Congestionamento de frequência de vários roteadores num mesmo prédio, por conta da proximidade de vários apartamentos.

 

 

Calma, que existe solução e você não terá que pagar nada por ela

 

Se você estava pensando em pedir um plano de internet mais potente lá para sua operadora, sugiro que espere um pouco. Separamos alguns truques para deixar sua internet mais rápida a partir de agora.

 

Não há necessidade de pagar mais caro diante de algumas dicas que podem ser praticadas gratuitamente. Confira só!

 

 

 

 

1 – Verifique atividades em segundo plano

 

Para saber como deixar a sua internet mais rápida a partir de agora, é importante ficar atento para saber se não existe algo utilizando parte de sua conexão em segundo plano.

 

É simples verificar e resolver isso:

1 – Encontre o gerenciador de downloads de seu navegador e certifique-se por ele se não há nenhum arquivo sendo baixado;

2 – Ainda utilizando o gerenciador de downloads, verifique se não há nenhum programa rodando e consumindo a conexão;

3 – O Torrent pode deixar a internet mais lenta e ele também funciona de forma oculta. Já verificou se ele está ativado?

4 – No Windows, é possível verificar todos os eventuais programas que estiverem rodando de forma oculta. Siga o atalho Control+Shift+Esc e descubra!

5 – Se você usa um Mac, também é possível saber: vá ao diretório Aplicações e em seguida ao diretório Utilitários. Abra o Monitor de Atividade (Activity Monitor) e descubras os programas indesejados.

 

 

2 – Atualize seu navegador

 

De tempos em tempos, os navegadores de internet são atualizados com novas interações. Quando isso acontece, as versões antigas tornam-se obsoletas. E isso deixa a internet mais lenta.

 

Os navegadores são atualizados para que possam lidar melhor com novos conteúdos que surgem na internet diariamente. É importante saber disso para entender como deixar a sua internet mais rápida.

 

Para resolver isso, basta atualizar seu navegador atual. Os mais populares são: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

 

- Atualize o Internet Explore AQUI 

- Atualize o Mozilla Firefox AQUI 

- Atualize o Google Chrome AQUI 

 

 

3 – Verifique se existem adwares na máquina e destrua-os

 

Afinal, o que são Adwares?

 

São programas instalados gratuitamente e que são impossíveis de serem desinstalados pelo modo convencional, uma vez que se comete o erro de instalá-los. Os Adwares são programas invasivos e reduzem muito a velocidade de conexão.

 

É possível resolver isso?

 

Sim. Você terá que instalar programas específicos para esta finalidade.

 

USUÁRIOS DO WINDOWS: O programa Spybot Search & Destroy está disponível gratuitamente e cumpre bem essa tarefa.

USUÁRIOS DO MAC: O MacScan resolve esse problema, porém o usuário terá que pagar uma pequena taxa de licença de aproximadamente $39,99 caso deseja permanecer com ele por mais de um mês.

SUPER DICA: Para evitar a instalação indesejada de Adwares, evite concordar em baixar algum programa extra quando for fazer o download de algo do seu interesse. Se, para baixar alguma coisa importante, algum site impor a condição de baixar algum programa extra, o melhor a se fazer é desistir de efetuar tal atividade nesse site.

 

 

4 – Livre-se dos antivírus pesados

No geral, os antivírus servem para ajudar, mas também atrapalham. Opte por antivírus mais leves e eficientes. Na hora de escolher a melhor opção, consulte um profissional que entende de informática para que você possa ser orientado a escolher um programa seguro e que proteja de fato seu computador.

 

Duas das melhores opções:

Panda: uma das melhores opções do mercado, é seguro e rende ao usuário um excelente custo-benefício. Existe uma versão disponível para o Mac.

Kaspersky: Um dos antivírus mais recomendados do mundo, protege sua máquina sem impactar negativamente em seu funcionamento.

 

CLIQUE AQUI e conheça melhor cada uma dessas opções.

 

TODA REGRA TEM EXCEÇÃO: Falamos agora a pouco para evitar deixar qualquer programa rodando em segundo plano em seu computador. Porém, essa norma não vale para os antivírus, desde que seja uma dessas opções mais leves. Dessa forma, sempre que o programa encontrar uma ameaça, seu computador estará protegido automaticamente.

 

 

5 – Libere espaço em disco

 

Uma faxina de vez em quando é sempre bom! Comece deletando arquivos temporários de internet que estão presentes em sua máquina. Pesquisando no Google é possível encontrar instruções sobre como fazer isso de acordo com o seu navegador de uso.

 

Outra opção bem simples é ir até o Painel de Controle, encontrar o painel Programas e usar o recurso Remover para eliminar aquilo que não for bem-vindo.

 

Usuários de Mac podem simplesmente verificar o diretório Aplicações e arrastar os programas indesejados para a Lixeira.

 

 

6 – Compre um novo modem (e roteador)

 

Simples assim. Na medida em que esses equipamentos são utilizados, com o tempo eles vão perdendo performance e a melhor alternativa nesse caso é optar por um novo.

 

O ideal é que essa substituição ocorra em média a cada dois anos. Algumas operadoras de internet oferecem essa troca gratuitamente, verifique essa possibilidade aí com a sua.

 

 

7 – Repare seu computador

 

De tempos em tempos é sempre bom levar sua máquina até uma equipe técnica especializada para que seja realizado um diagnóstico sério e então a aplicação de soluções definitivas.

 

Uma das saídas possíveis poderá ser restaurar ou formatar o computador. Independente da opção, certamente essas medidas são eficientes para melhorar o desempenho não só da conexão, mas também da máquina como todo, e assim deixar a sua conexão de internet mais rápida.

 

Mas qual a diferença entre restaurar e formatar e como saber qual a saída ideal para o seu pc?

 

Leia nosso artigo Como e quando formatar seu computador e entenda melhor sobre essas duas opções e seus benefícios.

 

 

8 - Sites lentos

 

Temos uma curiosidade sobre a internet. Nem todos os sites possuem o mesmo desempenho, e por isso uns podem ser mais lentos que outros e acabar passando a impressão de que sua rede de internet é que está lenta.

 

Nessa horas, prefira navegar em sites conhecidos, de empresas que possuam credibilidade no mercado, e assim tirar a dúvida, pois nem sempre um acesso lento é um problema na sua conexão.

 

 

 

Se você quer tirar outras dúvidas sobre como melhorar o desempenho do seu computador, notebook, tablet, celular ou algum outro equipamento, não peca tempo.

 

 Venha conversar com os nossos profissionais aqui da Made Informática.

Nossa melhor vocação é encontrar soluções para você!

x