Blog

No blog da Made Informática você encontra promoções, lançamentos e novidades sobre tecnologia para seu equipamento fixo e mobile.

8 segredos para aumentar a vida útil da bateria do seu notebook

8 segredos para aumentar a vida útil da bateria do seu notebook


10/02/2017

 

Para qualquer usuário de eletrônicos, a bateria sempre será um assunto pertinente. Ela pode inclusive influenciar a tomada de decisão na hora de comprar um novo aparelho, a partir de seu desempenho. A importância de uma bateria é algo ainda mais evidente quando de trata de aparelhos móveis e/ou portáteis, como por exemplo, os notebooks.

 

Afinal de contas, quem nunca teve algum trabalho interrompido ao meio ou perder arquivos importantes por causa do nível de carga de uma bateria? Reunimos dicas não só para fazer a carga durar mais tempo, como também informações importantes para estender ao máximo a vida útil da bateria do seu notebook. Fique atento em todas elas!

 

 

Porém, antes, uma informação pra lá de preciosa:

 

SUPER DICA: Os notebooks mais recentes e modernos apresentam melhores condições na preservação da energia, em relação aos mais antigos. A grande maioria deles é equipada com discos rígidos verdes ou até mesmo unidades de estado sólido projetados para melhorar a eficiência no consumo de energia. Portanto, lembre-se de que as dicas que daremos aqui valerão bem mais para os aparelhos mais novos.

 

 

Agora sim, vamos às dicas:

 

1 – Desative o wi-fi e o Bluetooth

Muita gente já faz isso, mas não custa nada relembrar: o wi-fi e o Bluetooth gastam sim bastante energia, apesar de parecer que não. Portanto, quando não estiver usando, desligue mesmo, você vai perceber a diferença.

 

 

2 – Reduza o brilho da tela

Quanto maior for o brilho da tela do seu notebook, mais bateria ele gastará. O ajuste do brilho da bateria pode ser feito, na maioria das vezes, através do teclado mesmo, é bem fácil de fazer. Se não for possível dessa forma, basta procurar por essa possibilidade no Painel de Controle de sua máquina. Além da economia, essa prática também ajuda a proteger sua visão da luminosidade excessiva da tela do computador, que pode prejudicar os olhos ao longo do tempo.

 

 

3 – Configure suas opções de energia

Todo notebook oferece a opção de ajustar as configurações de energia. Ou seja, seu computador oferece uma série de alternativas para que você possa definir manualmente o comportamento de sua máquina a partir da gestão do gasto de energia que ela faz. Essa possibilidade de configuração pode ser feita acessando o Painel de Controle  e em seguida o Opções de Energia.

 

 

4 – Evite utilizar programas pesados

Para quem não conhece informática e não tem noção sobre programas pesados, softwares, como jogos e editores de imagem e vídeo, são alguns dos exemplos de programas pesados. Isso ocorre por que esses programas demandam muito por processamento rápido e memória RAM, e isso acaba exigindo muito dos componentes internos. Tente usar esses programas apenas quando houver a possibilidade de conectar a bateria na tomada, para compensar a perda de carga durante esse uso específico. Ou então, sempre há a possibilidade de optar por ferramentas mais leves e menos complexas. Vale lembrar que o hábito de assistir vídeos também consome bastante energia.

 

 

5 – Desconecte dispositivos das portas USB

Evite se esquecer desta informação importante: qualquer aparelho ou dispositivo conectado a uma porta USB estará automaticamente puxando energia do seu notebook para que possa se manter ligado. Sendo assim, quando terminar de usar a entrada USB, retire de lá o que estiver conectado e/ou carregando.

 

 

6 – Feche programas desnecessários

Pode acontecer, e isso é até normal, do sistema operacional manter diversos programas rodando em segundo plano, o que faz com que não pareçam que estão ativos. A dica é: cheque com atenção a barra de ferramentas do Windows e o Verificador de Tarefas para se certificar de que nenhum programa desnecessário esteja funcionando. Esse pode ser um dos motivos pelo qual seu notebook anda gastando “misteriosamente” energia além da conta.

 

 

7 – Mantenha seu computador em local fresco

Uma das ferramentas necessárias para o perfeito funcionamento do seu notebook é o cooler ou até mesmo outras técnicas de resfriamento. E você pode colaborar para evitar uma sobrecarga nesse processo, basta usar seu computador em lugares frescos e arejados. Lembre-se de nunca obstruir as saídas de ar, que estão ali justamente para evitar qualquer superaquecimento, que inclusive podem queimar definitivamente seu aparelho.

 

 

8 – Desligue o computador quando terminar de usar

Essa dica parece óbvia demais, mas acontece que muitas pessoas possuem o hábito de guardar suas máquinas ligadas, desligando apenas a tela. Além de gerar gasto desnecessário de bateria, essa prática é uma das principais causas de encurtamento do tempo de vida útil da bateria. Portanto, quando terminar seu trabalho, desligue completamente seu computador.

 

 

Pronto, agora você já está muito mais bem informado com dicas que poderão te ajudar a aumentar o tempo de vida útil de sua bateria. Se ainda restou alguma dúvida sobre algum detalhe que não abordamos aqui, entre em contato conosco aqui da Made Informática para que possamos conversar sobre isso. Será um prazer lhe atender!

x