Blog

No blog da Made Informática você encontra promoções, lançamentos e novidades sobre tecnologia para seu equipamento fixo e mobile.

Como e quando formatar seu computador

Como e quando formatar seu computador


08/03/2017

 

Não tem nada melhor do que usar um computador ou notebook novinho em folha, com tudo funcionando perfeitamente bem, não é verdade? Tudo flui sem qualquer travamento, as respostas são rápidas, programas e aplicativos funcionam corretamente.

No entanto, depois de um certo tempo usando, é normal que alguns problemas apareçam em qualquer máquina. Quando isso acontece, a primeira ideia que surge é sempre a de que é preciso formatar. Porém, nem sempre essa é a solução correta.

Fizemos este texto para explicar melhor sobre como e quando a formatação do computador é o que você realmente precisa.

 

 

Problemas conhecidos

 

Dos principais problemas que talvez você esteja enfrentando ou provavelmente irá enfrentar em algum momento, alguns se destacam:

  •  Windows apresentando instabilidade;
  •  Travamentos constantes;
  •  Lentidão na hora de abrir arquivos ou navegar na internet;
  •  Presença de vírus;
  •  Computador desligando sozinho.

 

 

Diferenças entre RESTAURAR e FORMATAR

 

Redefinir, Restaurar ou Formatar são três procedimentos distintos que servem para problemas igualmente diferentes. Vejamos as diferenças:

 

Restaurar

Quando serve:

Como já dito, pode acontecer do computador, sem mais nem menos, começar a apresentar problemas de travamento. E é normal a desconfiança de que isso começou a acontecer após a instalação de algum problema ou de alguma mudança feita na configuração.

Benefícios:

Para esse cenário, a melhor solução possível será a Restauração do Sistema. Funciona da seguinte forma: o Windows cria pontos de restauração todas as vezes que uma grande atualização é feita. Assim, se alguma coisa sair do esperado, é possível resgatar a configuração anterior às mudanças feitas e assim evitar problemas.

 

Formatar

Quando serve:

Seu Windows simplesmente parou de funcionar e não inicia para mais nada. Se isso tiver acontecendo, não será possível utilizar os recursos de “restaurar” e “redefinir”.

Benefícios:

Neste caso, a formatação é a melhor solução. Para a realização deste procedimento, o mais aconselhável é pedir ajuda a um profissional especializado para que seu computador não corra nenhum perigo. Se quiser saber mais sobre como formatar sua máquina, entre em contato conosco aqui na Made Informática.

 

 

Formatar com frequência: vantagens e desvantagens

Sobre o procedimento de formatação do computador, é preciso sabe qual o lado bom e ruim de realizar com frequência esse recurso.

 

Vantagens

Uma das principais vantagens da formatação é o aumento da velocidade do computador, melhoria que é notada facilmente. Programas são zerados e reorganizados e a utilização de antivírus, por exemplo, é aperfeiçoada consideravelmente.

Sabe aqueles programas inconvenientes que são difíceis de desinstalar? Com a formatação todos eles somem de vez, bem como todos os vírus existentes em sua máquina.

 

Desvantagens

No caso da formatação, a perda dos dados pode ser uma desvantagem, a não ser que você faça um backup de todos os arquivos importantes e indispensáveis. Só que aí, dependendo da quantidade de arquivos, será preciso dedicar tempo para separar o que realmente vale a pena ser mantido do restante que será excluído de vez.

Outro detalhe é a reinstalação de programas que serão perdidos com a formatação. Também será necessário reservar tempo para que isso seja feito.

 

 

Formate com segurança

Para garantir que sua máquina seja formatada por profissionais qualificados para tal e ainda que esse serviço seja feito por um preço acessível, a melhor dica possível é a Made Informática. Entre em contato conosco para que possamos conversar e solucionar esse problema o quanto antes. Estamos te esperando!

x