Blog

No blog da Made Informática você encontra promoções, lançamentos e novidades sobre tecnologia para seu equipamento fixo e mobile.

É seguro usar os serviços da sua Internet Banking?

É seguro usar os serviços da sua Internet Banking?


23/12/2016

Você costuma usar serviços bancários pela internet? Acessar o banco sem sair de casa é uma das grandes vantagens que a internet trouxe para o cotidiano das pessoas. Com isso, é possível evitar filas para fazer serviços como transferências ou pagamentos, além da comodidade e da economia de tempo. No entanto, mesmo com tanta facilidade, muita gente ainda resiste em usar esse tipo de serviço por conta de algum receio em deixar registrado dados confidencias, como número de documentos e senhas.

 

Esse medo é natural, afinal é preciso muito cuidado na hora de usar o seu Internet Banking. Descuidos podem trazer problemas sérios, como roubo de dinheiro, clonagem de cartões, enfim, muitos transtornos complicados de se resolver. Pensando nisso, elencamos algumas dicas e cuidados na hora de utilizar os serviços bancários pela internet.  

 

 

Cuidado com o link

 

Antes de tudo, nunca confie em emails que chegam a sua caixa de entrada dizendo que foram enviados pelo banco, por mais que tenham uma aparência de autenticidade.  Dificilmente os bancos se comunicam com seus clientes por esse meio. Ao acessar a página da instituição na internet, digite o endereço eletrônico manualmente, não confie em links prontos (e não caia na tentação de copiar a colar), independente de onde ele esteja. Não deixe de ficar atento ao verdadeiro destino dos links nos quais você clica. Uma dica: posicione o cursor do mouse sobre ele e confirme lendo na parte inferior do navegador a descrição do destino para onde o link levará o seu acesso.

 

 

 

Antivírus atualizado

 

Manter o computador em dia com o antivírus atualizado é um tipo de cuidado que vai além do hábito de acessar o site de bancos, já que se trata de uma manutenção básica para quem preza pela segurança de seu dispositivo. Utilize periodicamente os serviços de varredura de seu antivírus e sempre que ele enviar um alerta de risco, confie nesse aviso.

 

 

 

Redes públicas sem fio

 

É quase um consenso o entendimento de perigo que representa os terminais públicos para fazer transações bancárias. No entanto, poucas pessoas se atentam pelo fato de que mesmo quando se usa o próprio computador, as redes de internet sem fio espalhadas pela cidade também podem representar perigo. Existe a possibilidade do roteador dessas redes terem sido invadidos sem o conhecimento do dono do estabelecimento. Ao usar os serviços do banco na internet, faça isso em sua casa.

 

 

 

Java somente quando necessário

 

Os bancos costumam usar programas baseados em Java para certificar transações. Porém, o plug-in Java vem sendo cada vez mais alvo de hackers. Por conta disso, muitos especialistas recomendam a desinstalação completa do programa.

 

Vale lembrar que, se seu banco usa Java, a desinstalação não é uma opção. O melhor a se fazer então é verificar se a versão instalada é a mais recente. Saber isso é fácil: visite o site Java.com e clique no botão “Eu tenho Java?”. Com a versão mais recente instalada, o que pode ser feito é desativá-la no navegador e ativar o plug-in apenas quando for visitar o site do banco.

 

Como fazer (nos principais navegadores):

Chrome: Digite chrome://plugins na barra de endereços. Surgirá uma janela mostrando todos os plug-ins instalados. Selecione o Java e desative-o.

Firefox: Digite about:plugins na barra de endereços para exibir a lista de complementos, aí é só desativar o Java.

Internet Explorer:  Aqui, basta clicar no botão de configurações (aquele em formato de engrenagem, no canto superior direito), em seguida em Gerenciar complementos. Localize o Java e desative-o.

 

 

Nossa época nos reservou infinitas possibilidades de conforto por meio da tecnologia. Poder realizar suas transações bancárias de casa é uma delas. Quando a facilidade e a comodidade são usufruídas com segurança, então temos a combinação perfeita para que nada possa dar errado.

 

Ainda continua com dúvidas? Entre em contato conosco agora mesmo, será um prazer conversar contigo sobre esse e outros assuntos. 

x