Blog

No blog da Made Informática você encontra promoções, lançamentos e novidades sobre tecnologia para seu equipamento fixo e mobile.

Porque trocar o HD pelo SSD?

Porque trocar o HD pelo SSD?


17/04/2018

PC, notebook, servidor e até estações de backup utilizam uma tecnologia com mais de 50 anos, estamos falando do HD.

HD  também conhecidos como disco rígido, que é responsável pela  lentidão nos equipamentos, e suscetíveis a falhas mecânicas além de gerar mais calor, com isso mais consumo de energia.

A capacidade dos HDs vem aumentando, mas a velocidade de leitura e gravação não sofreu avanços significativos.

Estudos indicam que depois de 3 anos, 66% dos HD`s podem apresentar algum tipo de defeito, além disso choques, vibrações podem causar falhas mecânicas, o que impede o acesso as informações armazenadas.

Para resolver definitivamente esta questão, foram desenvolvidos os SSD´s, para substituir o antigo dos periféricos.

O SSD é constituído de memória flash a mesma utilizada em pen drives, mais uma controladora de hardware inteligente. Ou seja funciona através de pulsos elétricos sem partes moveis nem motor.

Esta controladora gerencia a troca de dados entre o computador e a memória flash, aumentando a performance do SSD consequentemente do equipamento onde está instalado.

Os arquivos são armazenados em memorias, chegando em alguns casos uma performance até 40 X mais rápida do que um HD comum. Além do mais, é um produto desenvolvido  para reduzir o consumo de energia e garantir a melhor eficiência energética.

Atualmente os SSD´s são utilizados em computadores pessoais, dispositivos moveis e até em servidores de data center.

Existem linhas especificas para cada tipo de equipamento e foram projetados para as necessidades especificas de cada nível de utilização.

Quer melhorar a performance de armazenamento do seu computador ou servidor? Conte com a Made Informática.

x